terça-feira, 13 de agosto de 2013

Novela da Globo - Faz bem ou faz mal?


Faz muitos anos que escuto parte da população que habita esta parte do Planeta Terra chamada Brasil descer o pau em certa emissora de TV chamada Rede Globo. Um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo e que goza de uma credibilidade no ramo de novelas comparável a Hollywood quando faz seus filmes. E é sobre isso que eu quero escreves nas próximas linhas.

Não sou consumidor de novelas da Globo há muito tempo. Quando eu era criança até assistia (e não tenho vergonha de dizer isso), mas faz muito tempo que não acompanho esses folhetins que são capazes de parar um País à espera de um capítulo para saber quem matou um personagem, ou quem vai ficar com quem no final. Mais ainda, uma novela no Brasil é tão importante que ela é quem define o horário dos jogos nas noites de quarta-feira. E você ainda quer discutir a importância de uma novela no Brasil, o país do futebol?

O que mais se houve de reclamação é sobre a putaria que estão sendo essas novelas. É um tal de mostrar traição, gays, assassinos, roubalheira, pessoas más, violência, abuso de álcool, drogas, cigarros, enfim, só o que há de podre na sociedade. Eu te pergunto: que País você mora, cara pálida? Você acha que o que se vê na telinha da Globo no horário nobre é diferente da realidade que você vive? Deixa de ser trouxa meu irmão, se está passando na novela é porque você quer ver aquilo. A Globo com certeza faz pesquisa para saber o que o povo quer assistir, e o resultado é isso aí mesmo, muita putaria, porque o brasileiro gosta é de sacanagem e não digo só a sexual não, aqui o pessoal gosta é de ver o oco de tudo quanto é jeito.

Todos os dias na televisão, jornais e revistas você vê notícias de políticos sendo acusados de corrupção. Casamento gay é um monte por dia. Violência não precisa nem falar do tanto que nosso País virou um campo de guerra. Traição virou banalidade, parece até que é o certo. E o que você acha que vai sair na novela? Um país formado por cidadãos suíços, com educação impecável, moralidade irretocável e contando uma história de como é lindo viver em uma sociedade onde tudo é belo? Além de ser uma coisa muito chata, não ia vender. Porque neguinho gosta é do mal feito, parece que ele se realiza naquele personagem mau caráter que se dá bem o tempo todo e só no final ele se fode, que é para dar aquele ar de que o bem sempre vence o mal. Só na TV mesmo...

Uma grande empresa faz muita pesquisa de mercado para ver o que o povo quer comprar, quer usar, quer ouvir e no final lança o produto de acordo com o gosto do freguês. E com as novelas globais não é diferente. É muito comum a mulherada comentar o capítulo da novela das 8. Comentam de tudo, que a Carminha é do mal, que o fulano é viado na vida real, o esmalte que a atriz está usando, o tipo de cabelo, roupa, enfim, se comenta de tudo, dos menores detalhes ao tema central. E é isso que se busca nesse tipo de entretenimento: discussão. O que o diretor da Globo quer é que você sente a bunda no sofá, ligue na novela e comente o resultado. De preferência falando bem, mas se criticar não tem problema, será um subsídio a mais para a próxima trama.

Hipócrita é a pessoa que critica a Globo e não perde um capítulo da novela. Sim, temos esses tipos de pessoas! Mesmo porque, para criticar você tem que ter um mínimo de embasamento, mas uma coisa é ver um capítulo e tecer um comentário, outra é sair comprando a CONTIGO para saber as cenas do próximo capítulo. Aí não!

Temos que perder esse hábito de criticar porque a maioria critica, de ir contra os gigantes que dominam o seu mercado, de ser contra o que é bom porque é politicamente incorreto. A novela da Globo é de uma qualidade indiscutível, principalmente a do horário nobre. Tem artistas consagrados, (alguns são um lixo também. Thammy Gretchen?!), tramas bem desenvolvidas, e refletem nada mais do que o dia a dia do brasileiro. Sim, meus caros, nós vivemos nessa balbúrdia mesmo, aqui é o samba do crioulo doido, e essa é a nossa realidade. A “novela das 8” (que hoje passa às 21:00 horas) é o tapa na cara do povo brasileiro, que por incrível que pareça, em sua maioria pelo menos, até gosta de ver o circo pegar fogo e quanto mais a brasa subir, melhor.

O horário da novela é algo inerente à nossa cultura. Quantas vezes as mulheres marcam de sair, mas só depois da novela (se for o último capítulo então, esquece, você vai comer mosca a noite inteira)?! Que absurdo, mas nós homens temos que aceitar. Aliás a novela lança muita moda no nosso País, o povão gosta de ser “global”, copiar os artistas da TV, o modo de vestir, de falar, o brasileiro gosta é disso mesmo e está acostumado com esse estilo de vida.

Pare de criticar a novela da Globo se você é um telespectador desse tipo de programa. Afinal, se não gostar, basta mudar de canal, hoje em dia temos tantas opções. Se não quer ver TV, vá ler um livro, vá correr na esteira, vá escutar música, vá pro bar beber, mas não fica igual bobo falando asneiras. E outra coisa, se você é homem não comenta que você vê novela não, ou senão cuidado onde vai comentar o capítulo de ontem, pode pegar mal.

Caros leitores, de uma coisa ninguém pode falar, o que a Globo faz de melhor é o Jornal Nacional e suas novelas, não tem como negar, pode ficar puto o tanto que você quiser, mas o material deles é coisa de primeiro mundo. Padrão internacional. Se você tá achando as novelas uma coisa assustadora, coloca no Cartoon Network e vá ver um desenho do Pateta. Pare de reclamar. Não sou advogado da Globo, pelo contrário, a única coisa que vejo por lá ainda é o Jornal e de vez em quando, só não concordo com esse tipo de reclamar por reclamar, sem conteúdo, pessoas que vão na onda de quem nunca viu na vida, ou Igrejas que ficam impondo aos seus fiéis até o que eles devem ver em casa. Tenha paciência...

Um produto que é exportado para mais de cem países não pode ter uma qualidade tão ruim assim. E se centenas de países querem ver o que a Globo tem para mostrar é porque tem muita gente que interessa por aquelas histórias mirabolantes inventadas por grandes escritores e que ajudam muita gente a fugir da realidade. Tem gente que usa maconha para sair da realidade em que vive, outros vêm novelas... Cada um com a sua escolha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário