terça-feira, 30 de julho de 2013

Humildade e Honestidade não faz mal a ninguém.



Na semana passada tivemos no Brasil a visita mais ilustre da Igreja Católica e o maior símbolo vivo de uma Igreja que é o Papa. A Jornada Mundial da Juventude expôs ao Planeta Terra uma pessoa simples, carismática, de bom humor, acessível, humilde, enfim, talvez ele seja o que o Vaticano procurava há anos para ser o representante de Deus aqui no nosso mundo. Papa Francisco, o mundo hoje talvez fique um pouco melhor após tê-lo como um grande exemplo de ser humano a ser seguido, independentemente da sua religião.
Uma das coisas que me chamou a atenção desta tão ilustre visita foi o tanto que as pessoas acharam o Papa Francisco humilde. Ora pessoal, porque a surpresa? O Papa necessariamente tem que ser uma pessoa humilde. É inerente ao cargo que ele ocupa. Ele é o chefe da Igreja Católica aqui na Terra e você acha que ele não seria humilde?
Mas o povo não está errado, é que estamos acostumados com padres estranhos que colocam tanta proibição para se celebrar um casamento ou um batizado que assusta qualquer fiel, parecem os donos da Igreja. Se partirmos para os Evangélicos a coisa fica mais feia. Se formos ver o patrimônio e a arrogância de Edir Macedo, Sillas Malafaia, e outros por aí, poderíamos considerar o Papa Francisco um Santo andando aqui nesse mundo.
O brasileiro não está acostumado a ver as coisas óbvias nas pessoas. Para quê serve um Deputado, Senador, Prefeito ou Governador? Ora, são pessoas eleitas para satisfazer as necessidades do povo que o elegeu desempenhando da maneira mais honesta possível suas atividades. Ou não?
Mas aqui no Brasil o disco não toca assim. Aqui o político pensa primeiro em atender seus interesses pessoais sem se importar com a palavra honestidade. Aqui se vê o absurdo de fazer listas de políticos que mais participam das sessões! Isso não é obrigação? Vai você trabalhador “comum” faltar um dia de ralação sem falar nada para seu chefe ou sem apresentar um atestado médico convincente. Você vai se fuder, pode ter certeza. Não deveria ser assim na política?
 Qualquer “Zé” hoje se torna político no nosso país, tornando-nos reféns de pessoas que muitas vezes não escolhemos para nos representar e que nada fazem para nos ajudar, pelo contrário, somos obrigados a aceitar idéias ridículas de parlamentares malucos que fazem leis esdrúxulas e inúteis.
Você é capaz de me dizer o nome de um político que você confia plenamente? Você que votou no Lula, o pai de toda essa merda que o país se encontra hoje, acha que ele é uma pessoa confiável? Uma pessoa que aposentou antes dos 30 anos ganhando salário de torneiro mecânico é capaz de ter um patrimônio como o dele? Como? Acorda seu otário, enquanto você toma no rabo todos os dias pagando milhares de impostos para cobrir o rombo que eles fazem, essa pessoa e sua cúpula tomam seu whisky importado e fumam seu charuto cubano pensando em coisas que você nem imagina nos bastidores dessa política suja que assola nosso Brasil (um País de poucos).
E o exemplo que vem de cima é muito bem aplicado aqui em baixo. É corriqueiro ver na televisão reportagens com pessoas “honestas” que devolvem dinheiro que acham na rua. Isso deveria ser matéria de jornal? Cidadão, se você achou algo que não é seu, é obrigação sua devolver para o dono ou entregar para um responsável que deveria entregar para ele.
Honestidade tem que nascer com você e isso não deve ser vantagem. E digo isso em qualquer situação. No seu emprego, com seus amigos, com desconhecidos, em qualquer lugar cabe essa palavra. É tão simples ser honesto, basta ter vergonha na cara, não depende de nenhum esforço sobrenatural.
Alguns dias atrás na Delegacia onde trabalho foi preso um cidadão com uma ficha criminal de algumas páginas. Entre os crimes cometidos por ele tinha tráfico, furto, porte de arma e receptação. Sabe o que a mãe dele teve a coragem de me dizer? Ele é uma pessoa boa, pode olhar na ficha dele que não tem nenhum crime violento, ele nunca roubou nem matou. Dá para acreditar? Vindo da mãe dele, dá para acreditar sim...
O que eu vou dizer para ela? Seu filho é um bandido que merece estar aqui? Ela achou uma injustiça ele estar preso (foi preso pela Lei Maria da Penha – mais um crime para seu “set list”). O que seria normal nesse caso? No mínimo a mãe dele pelo menos aceitar que o filho dela faz do ato de cometer crimes seu estilo de vida e sua profissão. Mas ela acha que o bebê dela é um anjo... Por isso temos tantos crimes e criminosos nas nossas cidades, porque em casa ao invés de ter o exemplo do que não fazer o pai e a mãe preferem passar a mão na cabeça do vagabundo que mata, rouba, estupra e ainda consegue ficar solto.
E tem gente que acha normal a mãe proteger o filho mesmo ele sendo um bandido. Dizem que mãe é mãe! Porra nenhuma! Mãe sabe criar seu filho para ser gente, não para ser um monstro ou um bandido para tirar dos outros o que nunca te pertenceu, seja a vida, bem material ou sua dignidade.
Então, foi por isso que o povo se “assustou” com a humildade do nosso Papa Francisco. Mas não se assustem, ele está apenas sendo o que o cargo dele exige: humildade, honestidade, contato com o povo, coisas simples de uma pessoa simples. Que bom seria se todos nós fôssemos iguais a ele ou pelo menos tivéssemos nele um exemplo a ser seguido.
Mas o povo pensa é em ser esperto, passar a perna no outro, levar vantagem em tudo. Renato Russo perguntava: Que País é esse? Eu diria a ele que não é só o nosso Brasil que está um lixo não meu caro, o mundo todo precisava de um banho de Papa Francisco, talvez possamos aprender um pouco com ele como é fácil viver!!
Não se assuste nem se impressione com o que os outros têm de bom, ao invés disso procure copiar o que você achou bonito no outro. Se assuste sim com atitudes estranhas e erradas que fazem de um ser humano um tremendo filho da puta...
É isso aí...


Nenhum comentário:

Postar um comentário