Você que está lendo o meu BLOG tem quantos anos? Tenho certeza que a maioria tem mais de trinta ou está próximo disso. É para você que vou escrever essas linhas e espero que eu tenha razão no final, afinal sou um privilegiado de ter vivido essa época que infelizmente não volta mais. E o pior é que tudo o que vivemos e fizemos não foi suficiente para ensinar essa juventude de hoje que vai passar sem deixar sua marca em pontos cruciais em nossa sociedade.
Não posso negar que hoje a tecnologia é uma aliada fiel que nós temos e capaz de nos proporcionar luxo, facilidades, acessos, que só pensávamos existir em filmes ou histórias em quadrinhos. Mas, garanto que mesmo sem toda essa parafernália eletrônica vivíamos em uma época onde valia a pena viver, a VIDA era cheia de novidades, surpresas, que valiam a pena, tínhamos um motivo para simplesmente celebrar e agradecer por estar ali naquele local, naquela época, o nosso objetivo era viver o HOJE com o máximo de prazer possível.
Vamos começar com filmes. Quem não se lembra de “Curtindo a vida adoidado”? Quem nunca quis ser Ferris Bueller e pegar uma Ferrari para viver um dia ao lado da namorada e do melhor amigo? Esse era um dos clássicos da Sessão da Tarde. Tínhamos outros eternos que sempre eram reprisados, mas mesmo assim era bom de ver. Somos da época em que assistimos GHOST no cinema, e tinha restrição para menores de 16 anos! Filmes de porrada com Bruce Willis, John Travolta fez Pulp Fiction, e Arnold Schwarzenegger ainda não era político e costumava explodir tudo quanto era lugar. Hoje o que temos são continuações de sucessos antigos, sequências horríveis e filminhos da Disney que dão enjôo no estômago.
No campo musical aí é covardia. Me fale o nome de alguém ou de alguma banda interessante que surgiu nos anos dois mil para cá? Simplesmente não existe. Antigamente não precisávamos escolher uma rádio quando estávamos no carro, qualquer uma tocava música boa. O lixo sertanejo e axé não haviam invadido o nosso País e os nossos ouvidos não eram obrigados a escutar essa poluição sonora que alguém resolveu chamar de música. Eu sou apaixonado por música e confesso que a maioria dos cd’s que compro é de bandas antigas, é de onde vem o som puro, um riff marcante, não posso entender como um refrão grudento como de uma música sertaneja ou baiana possa fazer sucesso. Minha filha vai crescer ouvindo um som de verdade, que não agrida seus ouvidos e depois se ela resolver me desapontar escutando Bieber e outras porcarias aí o problema é dela, pelo menos papai tentou lhe mostrar o que é bom.
Antigamente também éramos mais amigos uns dos outros. Era comum nos encontrarmos em um bar para beber, conversar, namorar, enfim tínhamos uma vida noturna que valia a pena. Hoje o pessoal gosta de ficar em casa no Facebook, escrevendo até a hora que vai ao banheiro dar uma cagada. No dia dos namorados eu estava em um restaurante e pude perceber que noventa por cento das pessoas que estavam no local eram mais velhas e fiquei pensando: a moçada não sai ou não está namorando? Pouquíssimos casais eram mais jovens, e isso era geral, pude ver isso em vários bares que passei na porta. As amizades antigas eram para valer, saudáveis, existia um contato diário e o que dizer de hoje? Hoje você entra na internet e lá tem um recado: fulano mandou um recado para você e quer ser seu amigo. Às vezes você viu essa figura uma vez e, de repente, se torna amiga dela. Fala sério brother, amizade não é feita pela internet, amizade é feita durante anos, na base da porrada, da convivência das coisas boas e ruins, não simplesmente através de um convite de rede social da internet.
Redes sociais servem sim para aproximar pessoas, mas aquelas pessoas que você realmente conhece e que você sempre contou, mesmo que estejam a anos sem se ver. Isso é amizade, é encontrar depois de uma década e ter uma história para contar, algo que foi vivido junto, agora neguinho tem um milhão de amigos na rede e se orgulha disso. Meu camarada, um milhão de amigos nem Roberto Carlos tem!! Antigamente como não existia celular éramos obrigados a nos encontrar para ficar sabendo o que estava acontecendo naquele momento, havia conversas, diálogos, mas hoje o papo é: e aí, bão? Bão, e vc? Viu o aplicativo novo no Face? Massa! Ah, fala sério, por isso o intelectual das pessoas está diminuindo, hoje o diálogo é raro entre os jovens, eles só conversam pela internet com aquelas abreviações que matam o idioma e a cada dia que se passa a distância entre eles aumentam ainda mais. Daqui uns dias só vai rolar o sexo virtual, pela net. Puta que pariu...
As pessoas da nossa geração foram responsáveis por grandes mudanças no Planeta Azul. Aqui no Brasil lutamos para eleger Presidente, fomos às ruas para derrubar o Presidente, era normal não aceitarmos sermos enganados, poderíamos até não alcançar nossos objetivos sempre, mas lutávamos para o pessoal de cima ver que iria ser difícil nos fazer de idiotas. E hoje? Você conhece alguma luta dos jovens para melhorar esse País? Somos bombardeados diariamente por notícias de corrupção e não escutamos um grito de indignação. Elegemos um presidente que acha que é Deus e que está acima de todos e simplesmente comprou a voz que deveria fazer algo para derrubar o tsunami de merdas que nos jogam todos os dias. Hoje temos é pessoas reunindo na Paulista para uma parada de gosto duvidoso com milhões de pessoas achando que isso é uma evolução, uma revolução. Isso é uma "sacaneação"!!!
Cazuza dizia na sua música: “Brasil qual é o teu negócio, o nome do teu sócio?” Quem é o sócio do Brasil hoje? Dirceu, Cachoeira, o grande molusco? Hoje somos reféns de um bando que tomou o Brasil para si e faz daqui um curral onde tudo pode, tudo é permitido e ninguém faz nada. Antigamente o molusco tinha se afogado no seu mar de ganância, nós não iríamos permitir sermos sacaneados tão cristalinamente e ficarmos calados. O Brasil é um país de bundão, e como tal deve mesmo é tomar no ... Cada povo tem o governo que merece!
Não resta a menor dúvida que hoje vivemos em um mundo melhor. Mas o povo que habita este planeta hoje deveria lutar para melhorá-lo, deveríamos ser menos egoísta, deveríamos pensar que aqui é o lugar que vivemos, a casa é nossa, não podemos permitir que um bando de safados faça do nosso quintal um lugar de suas orgias. Não é possível aceitar que um filho da puta ache que o Brasil é dele, que aqui ele faz o que quer. Nós lutamos para ser livres, e acho que o povo não está percebendo que estão querendo tolher essa nossa liberdade, o número de ditadores aumentam a cada dia e não são ditaduras comunistas, são ditaduras silenciosas que estão fazendo o povo de otário e neguinho está calado.
A minha geração lutou e conseguiu deixar o mundo um pouco melhor de se viver, sei que erramos em alguns pontos, mas éramos unidos e tentávamos acertar. A amizade era sincera e para sempre, não era feita pela internet, o mundo era um lugar bom de se viver, e ainda é, mas até quando e a que preço? Conseguimos derrubar ditaduras, conseguimos uma liberdade, não podemos permitir que meia dúzia de babacas consigam retornar a era pré-histórica, à época do feudalismo. Não aceite ser feito de otário, lute, por qualquer coisa, lute, a inércia é uma merda e vai te destruir.
Ficou grande o texto, tinha mais coisas para falar. Mas se você chegou até aqui, muito obrigado por me dar essa moral. Outro dia volto neste assunto.
Não queria que o meu país fosse habitado por um bando de zumbis...
Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário