terça-feira, 30 de julho de 2013

Humildade e Honestidade não faz mal a ninguém.



Na semana passada tivemos no Brasil a visita mais ilustre da Igreja Católica e o maior símbolo vivo de uma Igreja que é o Papa. A Jornada Mundial da Juventude expôs ao Planeta Terra uma pessoa simples, carismática, de bom humor, acessível, humilde, enfim, talvez ele seja o que o Vaticano procurava há anos para ser o representante de Deus aqui no nosso mundo. Papa Francisco, o mundo hoje talvez fique um pouco melhor após tê-lo como um grande exemplo de ser humano a ser seguido, independentemente da sua religião.
Uma das coisas que me chamou a atenção desta tão ilustre visita foi o tanto que as pessoas acharam o Papa Francisco humilde. Ora pessoal, porque a surpresa? O Papa necessariamente tem que ser uma pessoa humilde. É inerente ao cargo que ele ocupa. Ele é o chefe da Igreja Católica aqui na Terra e você acha que ele não seria humilde?
Mas o povo não está errado, é que estamos acostumados com padres estranhos que colocam tanta proibição para se celebrar um casamento ou um batizado que assusta qualquer fiel, parecem os donos da Igreja. Se partirmos para os Evangélicos a coisa fica mais feia. Se formos ver o patrimônio e a arrogância de Edir Macedo, Sillas Malafaia, e outros por aí, poderíamos considerar o Papa Francisco um Santo andando aqui nesse mundo.
O brasileiro não está acostumado a ver as coisas óbvias nas pessoas. Para quê serve um Deputado, Senador, Prefeito ou Governador? Ora, são pessoas eleitas para satisfazer as necessidades do povo que o elegeu desempenhando da maneira mais honesta possível suas atividades. Ou não?
Mas aqui no Brasil o disco não toca assim. Aqui o político pensa primeiro em atender seus interesses pessoais sem se importar com a palavra honestidade. Aqui se vê o absurdo de fazer listas de políticos que mais participam das sessões! Isso não é obrigação? Vai você trabalhador “comum” faltar um dia de ralação sem falar nada para seu chefe ou sem apresentar um atestado médico convincente. Você vai se fuder, pode ter certeza. Não deveria ser assim na política?
 Qualquer “Zé” hoje se torna político no nosso país, tornando-nos reféns de pessoas que muitas vezes não escolhemos para nos representar e que nada fazem para nos ajudar, pelo contrário, somos obrigados a aceitar idéias ridículas de parlamentares malucos que fazem leis esdrúxulas e inúteis.
Você é capaz de me dizer o nome de um político que você confia plenamente? Você que votou no Lula, o pai de toda essa merda que o país se encontra hoje, acha que ele é uma pessoa confiável? Uma pessoa que aposentou antes dos 30 anos ganhando salário de torneiro mecânico é capaz de ter um patrimônio como o dele? Como? Acorda seu otário, enquanto você toma no rabo todos os dias pagando milhares de impostos para cobrir o rombo que eles fazem, essa pessoa e sua cúpula tomam seu whisky importado e fumam seu charuto cubano pensando em coisas que você nem imagina nos bastidores dessa política suja que assola nosso Brasil (um País de poucos).
E o exemplo que vem de cima é muito bem aplicado aqui em baixo. É corriqueiro ver na televisão reportagens com pessoas “honestas” que devolvem dinheiro que acham na rua. Isso deveria ser matéria de jornal? Cidadão, se você achou algo que não é seu, é obrigação sua devolver para o dono ou entregar para um responsável que deveria entregar para ele.
Honestidade tem que nascer com você e isso não deve ser vantagem. E digo isso em qualquer situação. No seu emprego, com seus amigos, com desconhecidos, em qualquer lugar cabe essa palavra. É tão simples ser honesto, basta ter vergonha na cara, não depende de nenhum esforço sobrenatural.
Alguns dias atrás na Delegacia onde trabalho foi preso um cidadão com uma ficha criminal de algumas páginas. Entre os crimes cometidos por ele tinha tráfico, furto, porte de arma e receptação. Sabe o que a mãe dele teve a coragem de me dizer? Ele é uma pessoa boa, pode olhar na ficha dele que não tem nenhum crime violento, ele nunca roubou nem matou. Dá para acreditar? Vindo da mãe dele, dá para acreditar sim...
O que eu vou dizer para ela? Seu filho é um bandido que merece estar aqui? Ela achou uma injustiça ele estar preso (foi preso pela Lei Maria da Penha – mais um crime para seu “set list”). O que seria normal nesse caso? No mínimo a mãe dele pelo menos aceitar que o filho dela faz do ato de cometer crimes seu estilo de vida e sua profissão. Mas ela acha que o bebê dela é um anjo... Por isso temos tantos crimes e criminosos nas nossas cidades, porque em casa ao invés de ter o exemplo do que não fazer o pai e a mãe preferem passar a mão na cabeça do vagabundo que mata, rouba, estupra e ainda consegue ficar solto.
E tem gente que acha normal a mãe proteger o filho mesmo ele sendo um bandido. Dizem que mãe é mãe! Porra nenhuma! Mãe sabe criar seu filho para ser gente, não para ser um monstro ou um bandido para tirar dos outros o que nunca te pertenceu, seja a vida, bem material ou sua dignidade.
Então, foi por isso que o povo se “assustou” com a humildade do nosso Papa Francisco. Mas não se assustem, ele está apenas sendo o que o cargo dele exige: humildade, honestidade, contato com o povo, coisas simples de uma pessoa simples. Que bom seria se todos nós fôssemos iguais a ele ou pelo menos tivéssemos nele um exemplo a ser seguido.
Mas o povo pensa é em ser esperto, passar a perna no outro, levar vantagem em tudo. Renato Russo perguntava: Que País é esse? Eu diria a ele que não é só o nosso Brasil que está um lixo não meu caro, o mundo todo precisava de um banho de Papa Francisco, talvez possamos aprender um pouco com ele como é fácil viver!!
Não se assuste nem se impressione com o que os outros têm de bom, ao invés disso procure copiar o que você achou bonito no outro. Se assuste sim com atitudes estranhas e erradas que fazem de um ser humano um tremendo filho da puta...
É isso aí...


quarta-feira, 10 de julho de 2013

O verdadeiro Silva do Brasil.

No Brasil o sobrenome Silva é talvez o mais popular. E nesta semana, mais precisamente na madrugada de domingo, teve um representante desta família que se tornou comentário no mundo inteiro, seja para receber elogios seja para receber críticas, pesadas críticas. Dentre essas milhares de opiniões emitidas uma me chamou atenção e me causou revolta que foi a de um apresentador de programa que teve a ousadia de comparar Anderson Silva a Ayrton Senna da Silva. Aí não dá...
Em primeiro lugar existe um abismo entre essas duas pessoas. Anderson é um “esportista” e Ayrton era um herói, um mito, um deus no seu esporte, respeitado, invejado e um exemplo dentro da sua categoria esportiva. Talvez essas características se encaixassem no Anderson, mas depois de domingo, tudo foi para o ralo, foi lançado na merda mesmo. Alguma dúvida?
Anderson fez o nome do Brasil ser respeitado dentro do ringue. Ele era o imbatível, “o cara”, aquele que todos queriam ser. Fez crianças procurarem academias de lutas, fez o brasileiro acostumar a ficar até de madrugada para ver a porrada comer, fez multidões lotar arenas para ver uma boa luta, levou a mídia publicitária a pagar muita grana para transmitir o MMA, enfim, ele, dentro dos limites que o esporte dele tem, se tornou um ídolo nacional e que por razões alienígenas nós nunca saberemos porque ele resolveu se desfazer de todo esse seu legado.
Digo isso porque se ele entregou ou não aquela maldita luta, se ele perdeu porque faltou humildade, se faltou inteligência isso não importa. O mundo inteiro hoje desconfia de Anderson Silva e na sua biografia vai estar lá que no dia 07 de julho de 2013 ele beijou a lona de uma maneira estranha, inimaginável e muito, mas muito suspeita...
Você imaginaria Ayrton Senna fazer isso? Consegue imaginar que ele se venderia por qualquer preço? Não! Ninguém nunca duvidou ou duvidará do caráter de Ayrton Senna da Silva. Nenhuma pessoa poderá dizer uma palavra sequer que desabone esse esportista. Ele era perfeccionista no que fazia, e nada, nem ninguém ou dinheiro algum no mundo poderia comprar a honra desta pessoa. Sua biografia será sempre limpa, sem nenhuma suspeita de qualquer fraude.
Senna buscava a perfeição. Para ele a vitória era uma obsessão e isso nunca foi um fardo para ele. Afinal um esportista luta sempre para ser o primeiro e almeja ficar o máximo possível ali. Nunca vi isso ser um fardo. Se você não agüenta pressão meu irmão, me desculpa mas você é um bosta. Não acredito que um cara que passou por tudo que o Anderson passou na vida, chegar onde chegou e de repente querer perder para se livrar de um fardo pesado de uma responsabilidade. Conversa fiada esse papo.
Não vou julgar o Anderson mesmo porque nunca vou saber porque ele perdeu aquela luta e nem me importa. Mas deve ser muito ruim para ele saber que hoje existem milhares de pessoas que não acreditam nele, que seu caráter foi colocado à prova e que uma derrota pode ter mudado toda a sua vida.
Ninguém nunca duvidou de uma derrota do Senna, ninguém nunca colocou seu caráter à prova, ninguém nunca chegou a cogitar qualquer tipo de manipulação de resultado envolvendo o seu nome, e isso meu irmão não tem preço nenhum no mundo que pague.
Enfim, muitas coisas foram ditas mas a verdade será de conhecimento de poucas e privilegiadas pessoas. Você nunca saberá porque Anderson Silva beijou a lona daquele jeito naquela madrugada, assim como você nunca saberá porque o Ronaldo gordo passou mal na final da Copa de 98 (não sei porque lembrei disso agora...). Mas todos vocês saberão que aos domingos e nas suas madrugadas valia a pena torcer para um Silva e seu nome era Ayrton Senna da Silva, o verdadeiro ídolo do Brasil, aquele cara que você vai sempre se emocionar com ele...
Marcos Mion, você tem seus méritos hoje, é um cara conhecido, chegou a um lugar que várias pessoas ouvem o que você fala, mas não exagera meu irmão, saiba que o Anderson Silva não me representa. Do meu caráter ninguém nunca vai duvidar pode ter certeza disso...

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estragando a Festa

Amo esse meu país chamado Brasil e principalmente os brasileiros que são um bando de idiotas que não sabem perder e também não sabem ganhar. A falta de cultura, educação e esportividade é tamanha que sempre precisamos apelar independente do resultado, se perdemos, xingamos, e se ganhamos xingamos mais ainda. Depois tem gente que reclama que eu falo muito palavrão, mas uma coisa é usar o palavrão durante um contexto, outra é sair usando palavras de baixo calão apenas para valorizar algo seu.
O que eu li na internet de “chupa Espanha”, “vai tomar no cú seus  espanhóis de merda”, “europeus arrogantes” e muito mais foi um absurdo. O que eu acho engraçado é que antes da Copa das Confederações o que tinha de neguinho pagando pau para a Espanha, comprando camisa deles, falando com a boca cheia de Xavi, Iniesta, Cassillas, e rezando para a final ser entre Brasil e Espanha e hoje essas mesmas pessoas vem querer xingar um País e um povo que atualmente como diz a propaganda da NIKE, “JOGA BONITO!”
A Espanha ganhou tudo nos últimos tempos, inclusive a última Copa do Mundo, é o primeiro país no Ranking da FIFA, tem jogadores que qualquer um queria ter no seu time, ou você não queria ter o Iniesta no seu time? Aliás me responda se você pudesse contratar para o seu time escolheria Iniesta ou Oscar? Alguma dúvida? Acho que não... Tem que saber valorizar algo que é bom. E a Espanha dá aula sobre futebol hoje, não deu no dia de hoje, mas nos últimos anos reinventou o jeito de jogar futebol obrigando os outros a copiarem seu estilo ou arrumar um jeito de parar essa máquina.
O Brasil ganhou o jogo hoje mas vinha em uma decadência absurda, sem estilo de jogo, tendo que apelar para jogadores medíocres, treinadores meia boca, e a própria torcida não acreditava nesse time. O Neymar antes de começar a copa estava sendo massacrado pela imprensa, o Júlio César não deveria nem ser convocado segundo alguns da “imprensa especializada”, quem era o Hulk? Agora que ganhou, e muitos duvidaram que isso iria acontecer, confesso que estava entre eles, acham que o Brasil é o melhor time do mundo e que tudo que a Espanha fez nos últimos anos não valeu para nada. Ah, vão se fuder vocês todos!
Chupa Espanha? Chupa o quê? Brasileiro idiota que não sabe reconhecer que já não somos o País do futebol e quer extravasar de maneira ridícula, sem educação demonstrando toda nossa cultura mundo afora. Parabéns Espanha que soube perder na bola, sem apelar e ainda valorizou nossa vitória. Hoje deu Brasil, e amanhã? Concordo plenamente que o esporte te permite certas atitudes momentâneas ridículas, mas a falta de inteligência pode te trazer certas ressacas que não precisávamos passar. Amanhã a Espanha vem aqui, ganha a Copa do Mundo e diz: fiquem com a prévia que nós levamos o principal da festa!
Sou brasileiro sim, e é claro que gostei da vitória da minha seleção, apesar de ser muito mais Flamenguista do que brasileiro. Foi muito bom ter ganhado da Espanha que é a atual campeã do mundo e o time a ser batido, mas nem por isso vou sair xingando um povo que simplesmente carregam na atualidade, por merecimento, o título de melhor futebol do mundo. Você viu algum jogador deles sendo soberbo com o Brasil? Eles amam os brasileiros, tanto que levaram para lá o Neymar,  Ronaldinho,  Ronaldo gordo, Romário, Robinho, Diego, enfim uma seleção de excelentes jogadores. Os Espanhóis sempre nos receberam muito bem nos seus clubes, nossos jogadores são ídolos no País deles e nós depois de uma vitória resolvemos jogar tudo isso no saco e sair xingando chupa Espanha? Que merda heim...
A atitude dos brasileiros hoje demonstra quem nós somos realmente. Um povo sem cultura, sem educação, ignorantes, burros, que ao invés de valorizar um momento de vitória preferem ridicularizar e humilhar a derrota do outro. O que ganhamos com isso? Não sabemos valorizar o que é bom, não conseguimos reconhecer que os outros podem fazer igual ou melhor do que nós, vivemos de momentos enquanto poderíamos construir uma história sólida para exigir respeito. Por isso o Brasil é tão esculachado. Um povo que não se dá o respeito não merece tê-lo.
Se pegarmos todos os jornais e programas antes desta Copa e ver qual era a “final dos sonhos” de todo brasileiro a maioria esmagadora respondeu que era Brasil e Espanha, e sabe por quê? Porque a Espanha é a melhor seleção, o time a ser batido, e todo mundo quer ganhar do melhor. Hoje ganhamos, parabéns para nós, jogamos muito bem, mas não vou dizer chupa Espanha, como bom vencedor digo: obrigado por ter jogado na bola, ter valorizado nosso título, e obrigado por ter nos deixado levantar uma taça novamente e em cima dos Campeões do Mundo.
A Copa do Mundo vem aí e com ela vem um rombo de bilhões de reais para nós pagarmos a conta. Chupa brasileiro burro, que na segunda-feira vai acordar cedo para trabalhar caindo na real de que ontem foi apenas um dia de festa e na vida real não dá para ficar mandando os outros “chuparem” nada não... mesmo porque na vida real o Brasil não é vencedor em nada...
Parabéns Seleção Brasileira, vocês venceram os melhores... (mas ainda não são os melhores).