segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A verdade por trás dos desenhos


Hoje em dia a nossa televisão foi invadida por um monte de desenhos, que passam em diversos canais com os nomes mais esquisitos do mundo (NICKELODEON, ZOOMOO, GLOOB), e quem é pai como eu acaba tendo que assistir a esses seres horríveis que entram na sua cabeça e fazem uma verdadeira lavagem cerebral tanto nas crianças quanto em nós. E o pior é não há nada que se possa fazer.

Comecei então a analisar os principais desenhos do mercado, aqueles que de cada três festas infantis eles estão presentes em quatro. Como crítico que sou vou fazer uma análise social deles, sob o meu ponto de vista ácido e ao mesmo tempo irônico. Será que acerto?

Vamos começar pela família de porcos mais famosa do mundo: a família da PEPPA. Esta é uma família que representa o trabalhador, a base da pirâmide social. É composta pelo Papai Pig(todos os nomes tem PIG), um porco gordo, que é funcionário de uma empresa, a Mamãe Pig, que trabalha em casa em um computador, fazendo não sei o quê, e tem a PEPPA e o JORGE que são os filhos, que não fazem nada, só estudam e pulam na lama. O que eles representam? A felicidade! O desenho retrata que o pobre é uma pessoa feliz, eles precisam de pouco para literalmente cair no chão de tanto rir. Possuem um carro velho, moram em uma casa modesta e o lazer é barato ou gratuito.

Passamos a analisar agora a galinha mais famosa do Brasil: a GALINHA PINTADINHA. Esta sem dúvida alguma representa a classe emergente. Afinal, você imaginaria que uma galinha iria chegar ao estrelato algum dia? Pois ela chegou, e foi para ficar. Primeiro deu uma mudada no visual e mudou a “pele” para azul para se destacar das demais, afinal ela ainda é uma galinha, mas ela é chique! Arrumou um Galo para ser seu. Entrou para o estrelato cantando músicas que entram na sua cabeça e grudam para nunca mais sair igual axé e sertanejo. E é disso que o povo gosta! Ela então construiu sua fortuna e hoje faz parte da elite. Mas como ela é uma galinha, não tem berço, todos sempre vão saber sua verdadeira origem. Nada que a abale, afinal o dinheiro compra quase tudo. Vale destacar seu lado empresarial, a sua marca hoje está espalhada por toda a prateleira das lojas, desde um macarrão até onde sua imaginação for, já que a cada dia surge um produto novo que seu filho não tem e ele quer para sua coleção.

A classe alta, ou seja, os ricos são representados pela DORA, A AVENTUREIRA. Pelo nome já se vê que ela é outro nível. Primeiro que ela é um ser humano e não um bicho, o que já a eleva a outro patamar. Tem cabelos lisos, usa sapatos novos, meia, pulseira no braço, uma mochila e o detalhe que a faz diferente de todos os demais é que ela é bilíngue. Sim, Dora fala inglês nos seus desenhos aumentando o nível de intelectualidade e de conhecimento das pessoas ao seu redor. Veja também que ela tem um lema, “A AVENTUREIRA”, o que remete a coisas boas, desafios, viagens. Enfim, ela é classe alta meu irmão. Você não vê nem boneca dela falsificada na rua, é só coisa de primeira, só vende nas melhores casas. Como toda rica ela não faz nada, apenas viaja, sempre acompanhada de inúmeros empregados que a ajudam em tudo, e no final ela como toda celebridade rica faz ela prega o bem, tenta dar uma lição de moral, mas o que ela quer mesmo é chegar em casa e descansar no conforto de sua mansão.

E finalmente, como não podia faltar nos dias atuais existe a comunidade GLS, que aqui no mundo dos desenhos é facilmente representado pela turma do BACKYARDIGANS. Como a comunidade gay eles também têm dinheiro, moram em casas boas, sempre viajam, tem uma cultura vasta assim como muitos homossexuais que você conhece. Eles não demonstram nenhum tipo de relação homo afetiva, são muito alegres, tem uma voz indefectível, e são muito unidos, nada abala a amizade que possuem. Todo gay adora música e tem um hino, e aqui não é diferente, a cada final de episódio todos se juntam estilo Dominó, Menudo, e cantam sua musiquinha tema.  Moram sozinhos, sem pai nem mãe, o que demostra uma certa independência. Como todo gay/lésbica que não é chato são seres que agradam a todo mundo, o que justifica tantos meninos e meninas gostarem deles.

Pessoal, esta é uma obra de ficção e qualquer coincidência com a realidade é mera coincidência e eu não me responsabilizo por nada que escrevi aqui (kkkk. Odeio quando escrevem KKKK em uma mensagem, você já ouviu alguém rir assim?). Não tenho culpa que esses desenhos passem mensagens subliminares penetrando na mente das nossas crianças indefesas fazendo uma lavagem cerebral nelas nos obrigando a comprar inúmeros produtos destes malditos desenhos, além de termos que assistir a todos inúmeras vezes nos fazendo decorar até as falas, e chegando ao cúmulo de escrever no meu BLOG um tema infantil desses.

Hoje escrevi só para relaxar mesmo. Pelo menos esses desenhos não causam mal nenhum aos nossos filhos e uma visão como essa só podia ser minha mesmo. Foi uma piada e uma maneira de relatar as horas incontáveis que passo com minha filha em frente a TV assistindo o que ela quer quando poderia estar vendo os meus programas. Mas agradeço a Deus por ter uma filha e participar da vida dela o máximo possível mesmo que tenha que assistir PEPPA PIG milhares de vezes.

Por hoje é só pessoal.