segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prisão, Cadeia, Jaula, Senzala, Corró.



No Brasil existiu uma Princesa que em maio de 1888 sancionou uma Lei que aboliu em definitivo a escravidão dessas terras tupiniquins. Foi um ato solene, legal, após ser devidamente aprovada em dois turnos pela Câmara e pelo Senado da época tendo todo o trâmite andado a passos largos e rápidos ao contrário dos dias atuais. Na verdade hoje só se aprova o que for de interesse dos parlamentares, o resto o povão espera.
Temos também o feriado do dia 20 de novembro onde por aqui se comemora o Dia da Consciência Negra. Esta data não foi em vão, pois neste dia faleceu o escravo mais famoso daqui que foi Zumbi.
Mas o por que deu estar falando sobre os negros hoje? Porque na semana passada um brasileiro que possui a pele negra resolveu se vingar dos brancos e mandou eles para a senzala para passarem uma temporada por lá. Tudo bem que os negros de 1888 não eram bandidos condenados à prisão, aqui até peço desculpas pela analogia pois eles não merecem ser comparados a tais indivíduos, mas o que quero dizer é que agora os senhores escravocratas poderão sentir na pele o que é estar em uma jaula como um animal. Sei que Joaquim Barbosa jamais pensou em tal fato, mas seria justo.
Ver pela televisão que esses políticos criminosos (indivíduo que viola uma norma penal, sem justificação e de forma reprovável) estavam se dirigindo para uma Delegacia da Polícia Federal para serem presos foi algo “nunca antes visto na história deste País” como dizia um certo ex-presidente que infelizmente não estava ali com eles para lhes fazerem companhia. Sei que ainda é pouco, falta muita coisa para se levar a sério este nosso País, mas confesso que ali muito brasileiro se realizou com essas cenas.
Pena que no avião da Polícia Federal não era igual ao Big Brother Brasil e ter câmeras espalhadas para ver esses ilustres presos com algemas. Ai sim estaríamos mais felizes. Quero lembrar aqui que o uso das algemas foi justificado como assim sói determinar a Lei, aqui não houve privilégio para ninguém. Assim como Fernandinho beira-mar viaja algemado e escoltado pela Polícia Federal esses também tiveram o procedimento padrão, sem regalias. E por que haveriam de ter privilégios?  A Lei é para todos.
Mas Brasil é Brasil! No dia que foram presos alguns tiveram a ousadia, cara-de-pau, ironia, ou sei lá como definir essas cenas de levantar o punho como se tivessem ganhado algo, bateram a mão no peito, se disseram perseguidos políticos, compraram pessoas para levarem cartazes de apoio, enfim tentaram fazer do dia mais decadente de suas biografias um circo, algo esdrúxulo, lamentável e de extremo baixo nível. Bem ao caráter deles.
Não importa se o regime será fechado ou semi-aberto. Mas se um dia eles forem prestar um concurso público e tentarem entrar pela porta da frente onde se exige idoneidade moral, antecedentes criminais e investigação social, não sei se seriam aprovados, porque para esse tipo de profissão a Lei é mais exigente um pouco do que para ser político.
Joaquim Barbosa se tornou um divisor de águas na nossa história. Sei que ele não foi o único responsável por levar esses homens para a cela, mas ele se tornou o ícone maior da ilusão do povo de que agora o Brasil vai andar na linha, que aqui se faz, aqui se paga. Doce ilusão pensar assim, ainda acredito que isso aqui nunca vai mudar, mas pelo menos ele lavou a alma de muitos brasileiros honestos que não aceitam serem roubados diariamente por uma quadrilha.
O fato de Joaquim Barbosa ser negro para mim não significa nada. O que o faz diferente é sua vontade de se fazer Justiça em um País onde impera a falta de respeito com seu povo, a corrupção, a ladroagem, a falta de caráter de muita gente, não só de quem está no poder não, mas de todos que aqui habitam. Ele é um Róbson Crusoé que luta dia-a-dia para fazer seu trabalho, mas nem na sua “ilha” onde trabalha ele pode contar com a ajuda de todos, pois nem todos pensam como ele. Isso é democracia, mas quem dera se a soubessem usar em prol da maioria.
Só posso dizer parabéns para o Supremo Tribunal Federal que por maioria entendeu que esses criminosos deveriam cumprir pena de prisão. Ainda falta muito para o nosso Brasil ser um País sério, com credibilidade de primeiro mundo, onde as leis e as Jurisprudências são feitas para punir os bandidos e o povo que se julga esperto. Tomara que daqui para frente mais criminosos sejam julgados e condenados como devem ser, e que a Lei seja realmente para todos.
Sou um pouco descrente que isso venha a ocorrer pois eu não acredito em quem está no poder hoje, mas quem sabe se um dia uma bomba de “consciência moral” atingir esse Brasil nós realmente possamos merecer o respeito que buscamos de quem nos vê do lado de fora.
Sei que esses criminosos que foram presos sairão rindo das nossas caras em alguns dias e com o dinheiro que foi desviado. Mas acredito que não há dinheiro nenhum no mundo que pague o vexame de passar uma noite na cadeia, pelo menos para quem tem vergonha na cara...
Só para lembrar: esse fato pode entrar na biografia não autorizada?
Joaquim Barbosa, obrigado por mostrar ao mundo que aqui no Brasil o negro não é bom só de futebol não. Ao contrário de algumas pessoas entenderem que Vossa excelência não fez mais do que sua obrigação, eu entendo que não, Vossa Excelência foi além de sua obrigação e deu um pouco de lição de moral e de Direito para nós. Mais uma vez, muito obrigado!
Que fechem as celas, e arquivem-se os autos Excelência.